15 de abril de 2008

O fresco já não é o que era.

Vinha no Metro de ontem. Não sabemos se virá no de hoje. O anúncio de uma página – na terceira, que a importância assim obriga –, ao novo canal do Meo, o Sony Entertainment Television. Em letras garrafais, a apresentação, Chega um canal com estilo próprio. Simples. Directo. Sem margem para dúvidas. O problema viria a seguir. Em letras mais pequenas, Com uma programação fresca e variada, e uma perfeita combinação de séries de diversos géneros e cinema actual, chega Sony Entertainment Television. E, é precisamente aqui que a porca torce o rabo. Estaria tudo bem, se o anúncio não viesse acompanhado de seis séries promocionais. Seis séries que provariam a veracidade desta afirmação ou, que nos mostrariam que tudo isto não passava de uma enorme balela. Relembrando o adjectivo utilizado, fresca, aqui ficam as seis séries que figuram no anúncio: Friends, O Sexo e a Cidade, Frasier, Dawson’s Creek, Investigação Médica, e A Teoria do Big Bang.

Ora, tendo em conta que Friends já vai no rerun do renun, na RTP2, que O Sexo e a Cidade já teve a sua cota parte, mais do que uma vez, quer na SIC, quer na SIC Mulher, que Frasier já serviu de fecho de programação na TVI, um bom par de vezes, e que, a horas mais decentes, passou na extinta SIC Comédia, e que Dawson’s Creek teve o mesmo tratamento de Frasier na TVI, uma das vezes na versão original, outra, dobrada em português, estamos em crer que talvez seja algo despropositado afirmar que esta é uma programação fresca. Nos dias que correm, quem não sabe o número exacto de vezes que Ross e Rachel atam, desatam, reatam, e voltam a desatar, não é digno de se sentar numa esplanada a discutir séries de televisão. Quem não sabe com quantos homens de nacionalidade diferente é que Samantha partilhou uma noite intensa e apaixonada, deve pensar duas vezes antes de sair casa, com receio de ser enxovalhado. A Teoria do Big Bang, provavelmente a verdadeira relíquia a descobrir no meio desta meia dúzia, quase que nem se percebe no anúncio. O título é pouco perceptível, talvez porque as pernas de Kelsey Grammer o cortem a meio. Quanto a Investigação Médica, não querendo estar a mentir, tenho a profunda convicção de que já tropecei aqui num qualquer canal da televisão portuguesa. Talvez fosse da Tv Cabo. O mais engraçado, que não tem piada nenhuma, é que, no anúncio, a série vem com o nome de Investigasão Médica. Meus senhores, o acordo ortográfico ainda não foi aprovado, mas, mesmo que seja, não se traduz em regabofe. Haja maneiras.

Posto isto, podemos concluir que, ou, de fresco, o canal tem muito pouco, ou o departamento de marketing anda a dormir na forma, e deixou os grandes nomes de fora. Contudo, quando visitamos o Hot Tv News, e começamos a ver outros títulos (A Juíza; O Tutor; A Missão de Joan; Sabrina, a Bruxinha Adolescente), percebemos que é mais a primeira hipótese. Ficamos à espera do cinema actual.

1 comentário:

Manuel Reis disse...

Por acaso Friends ainda só vai na primeira repetição na RTP2. A primeira transmissão em Portugal não foi completa. A RTP1 só transmitiu a primeira temporada, dobrada em PT.

De resto, "Investigasão" Médica nunca passou cá em Portugal. É completamente inédita.

O SET vem preencher uma grande lacuna da Sony em Portugal: As comédias. Que eu saiba, o AXN nunca transmitiu sitcoms, e se transmitiu comédias foram apenas uma ou duas.

E até é bom transmitir séries da TVI. Ao menos sempre dá para as "ressuscitar" de um caixão praticamente selado que se chama "Madrugadas de Queluz de Baixo".