13 de maio de 2008

21 - Vicky Cristina Barcelona.

Ano após ano, Woody Allen lá vai fazendo o seu filme. E, alguns de nós vão agradecendo. Outros, amaldiçoando o facto de o realizador tardar em regressar à boa forma de outros tempos. Por vezes, até vamos alternando entre estas duas posições. É tudo uma questão de ver o copo meio cheio, ou meio vazio. Apesar de tudo, para Alvy Singer, ele está quase sempre a transbordar. Daí estar permanentemente à espera do próximo. Mesmo quando já está a ser filmado um próximo, e o mais próximo ainda nem sequer estreou.

Segundo o Festival de Cannes, a sinopse de Vicky Cristina Barcelona reza mais ou menos assim: Duas jovens norte-americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) vão passar férias a Barcelona durante o Verão. Vicky, mais sensível, está destinada a casar; Cristina, mais emocional e sexualmente aventureira, só quer passar um bom bocado. Em Barcelona, deparam-se com o romantismo invulgar de Juan Antonio (Javier Bardem), um pintor carismático, ainda envolvido com a sua intempestiva ex-mulher Maria Elena (Penélope Cruz).

Colocando as coisas nestes termos, torna-se difícil perceber se o filme terá mais contornos de comédia ou drama. É certo que, numa obra Allen, os dois acabam sempre por andar de mãos dadas, no entanto, quer-nos parecer que o realizador continuará a sua senda mais negra dos últimos anos, apenas interrompida por Scoop (2006). Mais uma vez, teremos a presença de Scarlett Johansson, a mais recente musa do cineasta. Penélope Cruz, ao que tudo aponta, terá aqui uma excelente oportunidade para brilhar pela mão de outro realizador que não Pedro Almodóvar. E, Javier Bardem, que não aceita um papel por dá cá aquela palha, ajuda a criar expectativas em torno desta obra. Já falta pouco para começarmos a reunir opiniões. O filme estreia este sábado, dia 17, em Cannes.

Sem comentários: