Não tem sido fácil arranjar um site que possibilite trazer uma votação diária a este espaço. Surge sempre qualquer imbróglio que desconjunta o esquema do blog. Uma coisa tão simples, que acaba por demorar uma eternidade, e sem qualquer resultado prático, a não ser uns quantos suspiros, e outras tantas injúrias injustas ao ecrã. Esperamos contornar esta dificuldade dentro em breve, e criar uma caixa neste estaminé onde seja só chegar aqui, clicar, votar, e dar de frosques. Nem sequer ler os posts do dia. Essa é a nossa ambição. Sim, nossa, porque a Annie continua por estes lados. Teve foi de atravessar o Atlântico para ir a uma audição em Los Angeles.
Agora, em relação à Pergunta do Dia, ando para aqui a engonhar com uma questão atravessada há já bastante tempo. Enquanto não resolvemos o problema da caixa, nada melhor do que criar mesmo um post, e expor a dúvida abertamente. Sem grandes rodeios, nem qualquer introdução, a pergunta, que acarreta em si um pouco de cultura cinematográfica, é bastante simples:
Qual o melhor biopic a ganhar o Oscar de Melhor Filme?
1 – O Grande Ziegfeld (1936),
2 – A Vida de Zola (1937),
3 – Lawrence da Arábia (1962),
4 – Música no Coração (1965),
5 – Um Homem Para a Eternidade (1966),
6 – Patton (1970),
7 – Gandhi (1982),
8 – Amadeus (1984),
9 – África Minha (1985),
10 – O Último Imperador (1987),
11 – A Lista de Schindler (1993),
12 – Braveheart (1995),
13 – Uma Mente Brilhante (2001).
Duas hipóteses extra:
14 – Impossível escolher.
15 – Não gosto de biopics.
E, basicamente é isto. Era apenas a vontade de trazer a questão a este espaço. Preferencialmente, de outro modo. No entanto, assim, até podemos argumentar um bocado, e discutir, se estivermos para aí virados. Partir para os insultos é que não. Isso só com o computador. Agora, dando o mote, como sempre nestas coisas, Amadeus, de Milos Forman. Possivelmente, o melhor biopic alguma vez feito. A par de A Lista de Schindler, um filme que todo e qualquer professor de História do 3º Ciclo devia passar nas aulas.
24 comentários:
A Lista de Schindler, seguida de perto pelo Braveheart.
Concordo. A Lista de Schindler e, depois, Braveheart.
Acho é que o recente Control devia constar da lista.
A Lista de Schindler, com o Lawrence da Arábia logo de seguida.
Lawrence da Arábia
A Lista de Schindler!
O Amadeus do Milos, sem dúvida. Um abraço do Lounge.
www.loungeart.blogspot.com
Gandhi
Epá, esta é dificil. Braveheart.
A Lista de Schindler, sem dúvida! Seguido de Braveheart, Amadeus e Lawrence da Arábia.
A Lista de Schindler
Patton
Bem,eu apesar de não ter visto todos da lista,dos que vi(que foram bastantes)digo:
Em simultâneo:
"A Lista de Schindler" e "Amadeus".
Um bom biopic tem de deixar para a história aquele ou aquela que retractam, mesmo que estes não tenham feito, de certa maneira, nada de especial. Por essa razão escolho a família Von Trapp de Música no Coração.
Amadeus, sem sombra de dúvida.
A Lista de Schindler (1993), seguido de perto por Lawrence da Arábia (1962).
"Um Homem Para a Eternidade", um grande trabalho de Scofield (recentemente falecido)sobre um humanista de grande calibre (apesar da religião).
A Lista de Schindler sem qualquer dúvida
impossivel de escolher(mas não entre todos os selcionados, so entre alguns) e também devo dizer que faltam grandes obras biograficas a esta lista....
bj
faltam algumas biografias que acho muito boas também como:
-frida
-o aviador
-walk the line
-ray
-confissoes de uma mente perigosa
bj
Apenas vi 11 dos 13 biopics apresentados.
São quase todos excelentes filmes, e embora a indecisão seja muita, eu recaio para Música no Coração...
Carissima mariahep, embora possam ser concerteza boas obras essas que referiste... está errado dizer que faltam a essa lista, uma vez que o Alvy refere explicitamente: "Melhor biopic a ganhar o Oscar de Melhor Filme" logo esses filmes não podem entrar na lista.
;)
nao percebi bem a pergunta, pensei que fossem biografias que estariam susceptiveis a ganhar o oscar de melhor filme....e não as que ja o tinham ganho....peco desculpa pelo meu engano....redimo-me ao dizer que pelo menos as primeiras 4 obras ganharam pelo menos um oscar cada uma e tiveram outras nomeacoes, (so o confissoes de uma mente perigosa ficou de fora)
peco desculpa mais uma ves e vou tentar prestar mais atencao...
Ups...! Sou um distraído... como a mariahep. "...a ganhar o Oscar de Melhor Filme." Pois... :| Sorry!
Neste caso, o único que tem de pedir desculpa, sou eu. Já há muito que deveria ter vindo aqui dizer, aquilo que acabou por ser o Daniel Ferreira a evidenciar. Agora, resolvido este mal-entendido, nada melhor do que aproveitá-lo para uma outra questão. É que tanto o Hugo como a Mariahep têm toda a razão.
Enviar um comentário