28 de julho de 2008

Que dia.

Dizer que The Dark Knight superou as expectativas é capaz de ser a melhor forma de começar este texto. Tudo o que seja frase com sujeito, predicado e complemento, já será um sucesso. A verdade é que o filme terminou, vai para sete horas, e ainda não consegui articular um único pensamento em relação ao mais recente trabalho de Christopher Nolan. A palavra correcta é arrebatado. The Dark Knight levou-me para lugar incerto, do qual não consegui ainda retornar ao mundo real. O que é chato, que amanhã levanto-me cedo. Depois de tantas criticas lidas, aqui e além-fronteiras, na sua maioria positivas, que mais terá este humilde mortal a dizer sobre um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos? Pouco. Muito pouco.

Valerá a pena abrir o dicionário à procura de um adjectivo que ainda não tenha sido utilizado para descrever a interpretação do malogrado Ledger? Valerá a pena partir num desenfreado vangloriar da mestria com que Nolan passeia a câmara por toda a obra, desde os planos mais abertos de Gotham, aos mais fechados, como nos olhares pesados de Rachel? Valerá a pena voltar a dizer que a fotografia de Wally Pfister é das mais sóbrias composições azuleadas que por aí se viu? O nascer do dia, então, vive-se como se a cadeira da frente fosse a nossa varanda. Valerá a pena reforçar a excelência de um argumento aparentemente sem falhas, que talvez peque apenas na sua extensão? Valerá a pena falar na montagem vertiginosa de Lee Smith, que nos leva a balançar na cadeira, sempre que Batman curva na sua Bat-pod?

Não me recordo de entrar numa sala com tamanhas expectativas, e de lá sair com a sensação de que nada era como tinha pensado. Caraças. Era ainda melhor. Muito melhor. O morcego comeu-me a língua, e continuo sem palavras. Provavelmente, só nos próximos dias é que serei capaz do tal insight que nos permite comparar, opinar, argumentar, e fundamentar. Hoje, estou demasiado extasiado para tão árdua tarefa. Assim, mais do que dissecar a obra de Nolan, a qual voltarei certamente a ver na próxima semana, gostaria de deixar uma palavra sobre a discussão em torno do top IMDB. Se este é, ou não, o melhor filme de todos os tempos. Pessoalmente, The Dark Knight não é a melhor obra da História, nem tão-pouco a melhor sequela. Tal honra cabe a um dos meus filmes de eleição, O Padrinho II. Contudo, lá está. A um dos meus filmes de eleição. Aqui, a discussão parece-me óbvia. Cada um sabe do seu nariz. E, acredito que bastará olharmo-nos ao espelho, para vermos que, grande parte dos títulos que mais nos dizem, foi vista quando a paixão pelo Cinema era ainda vivida com aquele fervor inocente. Dos 135 mil que já disseram de sua justiça no IMBD, talvez mais de metade nunca tenha visto um Kubrick, um Capra, um Hawks, um Allen, um Hitchcock, um Lang, um Ford, um Godard, um Wilder, um Kurosawa, ou um Welles. Um dia, terão oportunidade de ver. E, se calhar, nessa altura, provavelmente mudarão a sua opinião. O mesmo acontece com o top do IMDB. Um top é o resultado da votação de diferentes pessoas. Os anos passam, e pessoas deixam de votar, enquanto outras passam a fazê-lo. E, pedir àquelas que só agora se iniciariam no Cinema, que não dêem um 9 ou 10 a The Dark Knight, não é sensato. Um top, tal como as pessoas que nele participam, muda com o tempo. Certo é que, daqui por largas décadas, não envergonhará ninguém dizer que The Dark Knight é o seu filme preferido. Nem que seja por ter visto a película quando era petiz. Agora, não precisa de ser essa a justificação. O raio do filme é bom como tudo!

14 comentários:

Anónimo disse...

Vi-o hoje: Muitíssimo bom.
A estrela do filme é sem dúvida o Joker. Fantástico.

A história, em si, é bastante negra, mas muito bem construída, imprevisível...

Só um "senão" parece-me muito longo. Pelo menos por 2 vezes parece-nos que o filme vai terminar, mas não...E isso não considero de muito positivo. Parece que estamos em "tempo extra".

Outro reparo(é um "meio" spoiler): o tributo ao Heath Ledger aparece muito lá para o fim dos créditos e é com muito menos visibilidade do que acho que mereceria.

Anónimo disse...

Eu ainda não vi o filme. Estou ansioso, tal como o Alvy! Já espero o filme à meses! Confesso.

... mas fiquei surpreso ao saber que o filme destronou o The Godfather" da primeira posição do famosissimo e reputadissimo IMDb Top 250. É que o filme pode ser fenomenal... mas calma aí... o Padrinho é uma obra prima do cinema mundial!!!!!!!!

Espero que seja apenas a euforia efémera do momento e que o Padrinho volte a ocupar o lugar que lhe pertence com toda a justiça.

É a minha opinião

Anónimo disse...

1) Concordo com o comentário do Daniel Ferreira. Ainda não vi o filme, embora o aguarde com grande expectativa. Temo que apenas seja para ver a interpretação de Heath Ledger, pois avaliando pelos comentários que vejo em todo o lado, parece que está sublime.

2) Há já uns tempos que a minha assiduidade no famoso IMDb já não seja a mesma que o fora. Parece-me que está a perder muita daquela que era a sua fonte: a credibilidade. Vários são os filmes que estão nesse famoso Top que, perdoem-me os especialistas, mas que ocupam uma posição que discordo totalmente. Filmes recentes que ocupam posições claramente acima das suas verdadeiras qualidades que a meu ver ocupam uma posição claramente overrated. Enfim, é só a minha opinião.

Anónimo disse...

Bem, peço desculpa voltar à carga, sobre um tema que foge um pouco ao do post original... mas só queria fazer mais uma pequena referência.

Antes de mais, concordo totalmente com o que disse o Anonimo a seguir a mim. Muitos filmes novos sem aparentemente grande qualidade superam filmes que são clássicos da história do cinema. De acordo.

Porém, contudo, se não estou em erro, os primeiros lugares mantinham-se inviolados desde à anos. E não me passaria pela cabeça que o Don Corleone fosse perder o trono para a dupla Bruce Wayne/Joker...

Espero que isto não seja mal interpretado pelos demais. Não tou a dizer mal do trabalho dos últimos dois, e do filme. Eu próprio acho que vou adorar. Mas quem tira o lugar de decadas ao Padrinho... tem que provar que está a esse nível. E não me parece.

Para terminar, afinal não somos só nós que discutimos isto aqui. A poll de hoje do IMDb é precisamente sobre o tema. Parece que muita gente tem ficado indignada. Vamos a ver o que os resultados ao fim do dia dirão. Já agora, convidava o Alvy a pronunciar umas sempre sábias palavras sobre o assunto. ;)

Anónimo disse...

A lista do imdb tem também sin city à frente (muito à frente!) de Ben-Hur, portanto...Agora, não deixa de ser um feito enorme para The Dark Knight! É sem dúvida um grande filme, um épico enormíssimo e um dos melhores filmes de super-heróis já feitos, mas não é de todo obviamente o melhor filme de sempre... (nem sequer deste ano!)

Cataclismo Cerebral disse...

Confesso que não gostei. Nolan parece não saber o que é economia narrativa e, assim sendo, o seu filme arrasta-se, arrasta-se e arrasta-se numa inconsequência confrangedora. O conjunto das interpretações é bom, mas não serve para salvar um filme completamente à deriva. Além disso, é pretensioso até mais não. Aconselho a quem vá ao cinema para deixar as expectativas em casa.

Abraço

Anónimo disse...

Fui à ante-estreia do filme e sinceramente as minhas expectativas não foram de todo defraudadas. Dizer que é o melhor filme de sempre? Bom, eu não vi todos os filmes que existem e portanto é uma afirmação que fica à escolha de cada um. Para mim, é o melhor filme deste ano, à frente de Iron Man, Indiana Jones, Hulk, e dentro do género, agora sim, é o melhor filme de sempre. As interpretações estão excelentes e realço o Heath Ledger e o Aaron Eckhart. O primeiro está soberbo, faz do Joker um demente como não vi o Jack Nicholson fazer, quando ele aparece uma pessoa não pensa no actor, mas no Joker porque rouba a cena totalmente. É uma pena saber que Heath Ledger não está cá para ver as excelentes críticas que tem recebido porque faz uma interpretação 5*. O Aaron Eckhart, bem, também está um espectáculo e, no fundo, o filme é sobre o Harvey Dent/Two Faces, a transformação que sofre ao longo do filme está fabulosa (a "outra" cara está tão real e mete medo!LOL).
É óbvio que vai descer na tabela do IMDB, porque tem cerca de 1/3 dos votos do 2º lugar (que neste momento é o The Shawshank Redemption), mas é um top que, para mim, já perdeu a credibilidade que tinha porque as pessoas que votam 10 no The Dark Knight vão votar 1 no The Shawshank Redemption e no The Godfather e vice-versa. Portanto, não é um top a que eu dê valor. Ao que eu dou valor, sinceramente, é àquilo que vejo e aquilo que eu vi na 4ª à noite foi um filme formidável, que tem batido recordes atrás de recordes e que vale a pena ver, porque vai ficar na história do cinema de certeza absoluta.

Saudações cinéfilas =D

Lúcia disse...

Como vocês disseram até agora,também acho que o nº 1 no imdb é mesmo uma coisa do momento. Mas o filme é de facto fenomenal. Eu tinha um bocado de receio,porque, como todos sabemos, muitos trailers só aproveitam as melhores partes de um filme, mas superou, e de longe,as minhas expectativas.Mas discordo do cachimbo em relação à duração.Fui ver à sessão da meia noite e o tempo passou a voar.

Anónimo disse...

Alvy, tenho que lhe dizer que me apetecia chorar no final do filme. Fui a última a abandonar a sala, e estava noutra dimensão. Temia que as altíssimas expectativas que tinha vindo a desenvolver durante todo este tempo de espera fossem seriamente abaladas, mas não.
Eu não fiquei desiludida, de maneira nenhuma, muito pelo contrário. E tenho a certeza que o Alvy também não vai ficar.

(Nota: fui ver o filme na quinta-feira, noite de estreia, aqui em Aveiro. E foi com tristeza que reparei que um filme deste calibre não conseguiu encher mais de 70% da sala. Ah, e que o bilhete para estes lados, que há uma semana custava 4,10 euros para nós, estudantes, subiu estrondosamente para 4,75 euros. As coisas estão mesmo mal. Tão mal, que a última sala lotada que eu vi para estes lados, e eu não vou tão pouco ao cinema quanto isso, foi na noite de estreia do Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban =/).

freakyanas disse...

Fui ver o filme ontem na sessão das 24h... e também fiquei negativamente surpreendida por a sala ter apenas 30% dos lugares ocupados! Estava a espera de filas e filas ou até de não haver lugar!
Quanto ao filme, ainda estou a pensar nele... o que é bom sinal! No cinema onde fui há intervalo e confesso que, no fim da primeira parte, estava um pouco preocupada com o desenrolar do filme. No entanto, no final saí satisfeita e com vontade de o rever brevemente.
As pessoas que me acompanharam não partilharam a mesma opinião... acho que as expectativas estão mesmo elevadíssimas (o 1º lugar do imdb só ajuda) e as pessoas esperam o impossível!
Só tenho mesmo de referir dois aspectos que acho que poderiam ter sido melhores. A voz de Christian Bale, enquanto Batman,... porquê aquele tom altamente robótico??? E as passagens demasiado rápidas entre algumas cenas (se bem que aqui não sei quanto é culpa do projectista da minha sala...).
Quanto aos secundários, esperava mais do Joker de Heath Ledger (lá estão as expectativas!); fiquei agradavelmente surpreendida com Aaron Eckhart; preferia a Rachel de Katie Holmes à de Maggie Gyllenhaal; Michael Caine, Morgan Freeman e Gary Oldman são sempre excepcionais!
Em resumo, achei o filme muito bom, mas não o suficiente para ocupar o 1º lugar do top do imdb...

Anónimo disse...

Alvy, espera, que quanto mais esperares, mais te vai saber bem o momento de entrar a sala de cinema e esperar impacientemente que os trailers e comerciais passem. e sentir o coraçao a bater quando começas a ouvir os primeiros compassos da musica do Zimmer e vislumbrares o simbolo do Batman em fogo azul.
Sim, o filme está suberbo. nenhum super heroi alguma vez teve uma homenagem como o batman tem recebido, quer neste, quer no primeiro filme. A historia desenvolve-se com credebilidade, o elenco é de luxo, a banda sonora é ideal. só tive pena de nao ter visto a linha ferrea do primeiro filme neste mas ao que parece nao dava muito jeito ao argumento.
o joker transpira perfídia pelos poros. e todo o filme consegue manter aquele ar grotesco, gotico e até sadico o que se torna bastante agradavel, dando vontade de sorrir com algum humor negro.
o melhor de sempre? definir tais coisas é sempre muito dificil. nao existem realmente verdades absolutas e os gostos sao sempre relativos. Mas que é um valente filme, lá isso é!
enjoy every momment of it!

Anónimo disse...

Concordo com o cachimbo (nick curioso!) mas também com o af. Contudo, confesso que partilho de uma pequena parte da desilusão do cataclismo cerebral. Como Freakyanas diz, há (talvez)passagens demasiado rápidas entre algumas cenas. Vamos lá ver: o filme é, sem dúvida, excelente mas, quanto a mim demasiado "urbano" e talvez "diurno" na 1ª parte. Passe a comparação, há aqui, a dada altura, uma espécie de "Heat" - uma trama densa e interessante, misturada com alguns cenários "à la Missão Impossível". Não me interpretem mal, mas a personagem gótica Gotham é demasiado importante para ser quebrada por alguns momentos recheados de edifícios construídos sob a égide da alta tecnologia (envidraçados, estrutura em aço...). Entendo a intenção realista de Nolan e a necessidade de "re-ambientar" a história aos tempos modernos, mas não posso deixar de sentir que a negra Gotham foi, um pouco, desvirtuada. A 2ª parte é excelente, bem mais próxima do (meu) imaginário "Batmaniano". Há cenas sublimes - interrogatório ao Joker, batalha/perseguição Batman-Joker, embora as tais cenas rápidas e entrecortadas pudessem ter sido tratadas, montadas de outra forma, mais linear.
Quanto ao resto, este Joker é sublime (embora tivesse imaginado mais 1ºs planos seus sobre um fundo negro - mais "cenas de interrogatório"), maquiavélico, inteligentíssimo, mas também frágil e muito expressivo - repare-se os tiques de língua(quase se impõe, pelo menos, a nomeação de Heath Ledger ao Oscar). Assim como o é Harvey "Two-Face" Dent, nas duas versões, embora me pareça que a versão Two-Face merecia mais tempo de antena. E Batman desaparece de rompante mais vezes do que aparece, o que me cortou algum do suspense a que estou habituado. Um Batman mais introspectivo, menos "activo", o que até pode nem ser nada mau...
Gostei muito, mas não chegou para sair da sala e dizer "Ui!" :)

astolfo disse...

Achei o filme bom, muito bom. Não o melhor de sempre, como é óbvio, mas o melhor de sempre do género, isso parece-me evidente. Christopher Nolan tem mais uma direcção de grande engenho, pormenor e inteligência, na senda dos óptimos trabalhos que já havia feito anteriormente. Daí que o desafio fosse ainda maior, mas Nolan consegue transformar um filme de super-heróis em algo muito maior do que isso, bem distante das costumeiras aventuras de entretenimento do género, e conduz-nos através de uma surpreendente e rocambolesca viagem de dilemas morais e reflexões maniqueístas, meticulosa e bem estruturada, capaz de nos encostar às cordas durante toda a extensão do filme.

São também de grande qualidade as sequências de acção (a perseguição Batman-Joker é uma pérola) e as interpretações, principalmente a muito badalada de Heath Ledger, cuja personagem assume mesmo maior protagonismo que o Homem-morcego, relevando para segundo plano o também meritório trabalho de Christian Bale. Expressivo e refinado, Ledger consegue elevar este Joker a uma categoria de vilões nunca antes vista, sem sede de poder ou de dinheiro, mas simplesmente obcecada pela anarquia e pelo caos, e por isso tão aparentemente imparável ou atingível. A nomeação para o Óscar está à partida garantida. Excelente também a transformação Harvey Dent/”Two-Face”, bem como a abordagem humanista de um Batman cada vez mais próximo da consciência das suas limitações.

Em suma, intenso, “negro” e bem complexo, este Batman – The Dark Knight vale mesmo a pena ver. Não será concerteza o melhor de sempre, mas eleva, sem dúvida, o conceito de filme de super-heróis a um nível nunca antes visto.

Anónimo disse...

Extraordinário. Uma das grandes obras-primas dos últimos anos, na minha opinião. A prestação de Ledger é magnífica, e Nolan consegue dar-nos novamente um filme de um herói dos comics com uma profundidade em termos de história e personagens, fora do comum.
Claro que não é o melhor de sempre, mas é arrebatador.

Um grande abraço!