18 de agosto de 2008

O que se diz por aí.

Até à sua chegada, não verei qualquer imagem. Depois do teaser, confesso não ter passado sequer os olhos pelo trailer. No entanto, fugir às considerações já é mais difícil. De qualquer forma, isto acaba por ser um ciclo vicioso. Quanto mais são os elogios, maior é a vontade – e o esforço necessário – para não ver o quer que seja de Vicky Cristina Barcelona, o próximo de Woody Allen. Contudo, este é um caso à parte. Se amanhã surgisse um teaser de Indy 5, era num ápice. Agora, porque se trata de Allen, à que saborear calmamente. Sim, porque nós, os Woodylianos ferrenhos, que nos mantivemos ao lado do cineasta nos bons e maus momentos – por maus momentos entenda-se um nível superior à maioria dos pares –, sentimos estes louvores ao nova-iorquino de forma diferente. No entanto, porque somos todos cinéfilos, e aquilo de que gostamos mesmo é um bom filme, deliciemo-nos com esta perspectiva de mais uma boa oferta do homem que faz psicanálise há mais de trinta anos, e não consegue encontrar uma resposta. Espero bem que nunca lha dêem. Aqui ficam mais duas apreciações interessantes, sempre com Penépole a despontar.

"This is the genuine comeback, a romantic comedy that's a major summer entertainment with serious underpinnings". – Roger Ebert, Chicago Sun-Times;

"Every performance is top notch, but I have to give special accolades to Cruz, who throws a torch right in the heart of this movie. Maria Elena is both bat-shit crazy and extremely insightful in her observations about her ex-husband's behaviors, motivations and weaknesses". – Capone, AICN;

"Filming in Spain, as with England before it, seems to have rejuvenated Allen, who has put more care into things like composition (the cinematographer here is Javier Aguirresarobe, who shot Talk to Her for Pedro Almodóvar), editing, and performance than was evident in most of his work of the late 1990s and early 2000s. The result is a movie of real energy, levity, and joie de vivre. Then, around an hour or so in, Penélope Cruz makes her entrance". – Scott Foundas, LA Weekly.

Sem comentários: