17 de setembro de 2008

Já o Red dizia "Hope is a dangerous thing".

Aqueles que acompanham, de outras paragens, a escrita deste que se assina, provavelmente, já terão reparado. Mesmo assim, convenhamos, até pode ter passado despercebido. Verdade seja dita, o esforço tem sido sempre no sentido de camuflar este facto. Modéstia à parte, não seria surpreendente ouvir de alguém de bom senso, que Alvy Singer é um tipo sabido, cuja palavra deve ser escutada com ponderação. Caso alguém se entregue a estes textos dessa forma, fica aqui a recomendação para deixar de fazê-lo. É certo que, a cada dia, a experiência aumenta, bem como o conhecimento. No entanto, desde aquele primeiro post no Deuxieme, em Novembro de 2006, existe aqui uma dissimulada sapiência sobre a sétima arte. No entanto, apesar de reconhecer que até entendo qualquer coisa sobre Cinema, a verdade é que nada supera o empenho de fazer passar a ideia que percebo mais disto do que o tipo ao virar da esquina. Agora, para alguém mais perspicaz, isto é algo que salta logo à vista.

Na noite em que o Yada se redefine, sinto que é chegado o momento de acertar as pontas, e deixarmo-nos de rodeios. É chegada a altura de dizer que não passo de um fedelho. De um cinéfilo ainda a cheirar a fraldas, à procura de alimento para sonhos. De um tipo que há meia dúzia de anos nunca tinha visto um Kubrick, um Visconti, ou um Kurosawa. De um rapazola com uma barba de trazer por casa, que por vezes não abre a boca na presença de outros amantes da sétima arte, tal é receio de ser troçado, tantos são os filmes obrigatórios que ainda não viu – que Portugal ganhe o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, se disse algo para além de Olá, boa tarde, na primeira reunião de redacção na PREMIERE. Antes que esta chávena encontre um novo pires é importante sublinhá-lo. Não passo de um fedelho.

Um badameco que adora escrever sobre Cinema, e sonha um dia retirar desta sentença o vocábulo sobre. E, já que estamos numa de ser completamente transparentes, aqui revelo a minha derradeira fantasia. Escrever uma longa-metragem, e saber que esta foi a responsável por um divórcio. Isto porque, segundo uma qualquer corrente filosófica cuja terminação agora me falha, melhor do que fazer o bem, é emendar o mal. No fundo, tudo isto não passa de um desígnio manifesto de tocar vidas. Em Abril deste ano, o Deuxieme não parecia o reduto indicado para este regozijo. Deslocado no tempo e espaço, era necessário criar um novo blog e separar as águas. Hoje, com o regresso da PREMIERE, continuar aqui a escrever sobre Cinema seria o mesmo que dar tiros para o ar.

Faz amanhã uma semana que o telefone tocou por causa do primeiro trabalho para o novo número da PREMIERE. Aliás, foi só na entrega de trabalho que fiquei a saber que estaria novamente a bordo deste projecto. Palavra de honra, nunca soube tão bem ouvir a recomendação Não te estiques nos caracteres. O Yada, por seu lado, continuará. Se calhar, passará a ser um daqueles blogs de fim-de-semana, ou somente de um post por dia, talvez só com uma fotografia. Seja de que maneira for, existe um lado extra Cinema que encontrará forma de ser expelido por aqui. Tudo o resto, volta ao Deuxieme.

Da mesma forma que as palavras fugiam quando pretendia descrever a mescla de sensações ao perder a revista, hoje não é mais fácil espelhar a emoção ao saber que o esforço do José Vieira Mendes não tinha sido em vão. Há uns anos, quando a barba ainda não passava sequer de um mero vestígio, no caminho entre a papelaria da praxe e casa, ao folhear irreflectidamente as páginas da revista, lancei-me sem olhar para atravessar a estrada. Uma travagem brusca permitiu terminar aquele dia do Criswell. Nunca estive tão perto de ser atropelado como naquele dia em que o mestre falou sobre as vicissitudes de um afamado multiplex da capital. Daí que não seja difícil imaginar o quão feliz não estarei por saber que metade desta equação volta a ser real. Só falta mesmo a pura distracção antes de atravessar.

A partir de amanhã, Deuxieme. Caramba, ainda custa a dar isto por adquirido. Também, para quem gosta de Cinema e está habituado a acreditar em impossíveis, nada mais natural do que a concretização de um sonho.

27 comentários:

Arte Revisitada disse...

Com barba ou não, a dedicação que tens pela arte, a sétima em particular, é uma mais valia aqui, no Yada Yada Yada, ou no Deuxieme. Como sempre, continuarei a acompanhar aquilo que escreves, notícia, crítica ou curiosidade cinematográfica. Pela pluralidade de opiniões, claro está.

1 abraço

Pedro Xavier
http://arte-revisitada.blogspot.com/

PS: Um feliz regresso à PREMIERE

Célia disse...

Parabéns e boa sorte ;)

Anónimo disse...

A Premiere vai voltar... Ainda não consigo acreditar... Boa sorte nesse novo projecto! Venha a revistinha!

Abraço

Anónimo disse...

Com barba ou não alvy percebes mais de cinema do que eu que como tu tenho tantos filmes essenciais a ver pela priemira vez... Agora não caibo em mim de contente, de feliz de extasiada e dou os meus mais sinceros e profundos parabéns a quem de direito merece por não ter desistido da Premiere! Essa é provavelmente a melhor noticia do meu mês e sem sombra de duvidas do meu ano cinematografico! Obrigada por continuarem :) acompanhei sempre tanto no deuxieme como no yada aquilo que se escrevia por todos os envolvidos e bebi muitas vezes as tuas palavras Alvy. Força no reenicio deste projecto. Estarei na banca a comprar o novo número da revista.

Beijinhos

Margarida

Anónimo disse...

A vida é cheia de surpresas.

Que sejas muito feliz.

Ricardo-eu disse...

que faças bom proveito (sem sujar a dita barba) e tenhas muita sorte (e não te esqueças, quando fizeres o teu filme avisa, que eu certamente comprarei o bilhete)

Abraço e que tudo corra pelo melhor, e se fosse por mim assim será

freakyanas disse...

Parabéns e boa sorte!!!
Será um prazer continuar a ler o que escreves!!!

abc disse...

com barba ou sem barba, com ou sem filmes essenciais por ver, o nome alvy singer, no yada ou no deuxieme, passou a ser uma referência para muitos seguidores da sétima arte.. e penso que vai, com certeza, continuar a ser.

não é preciso estar na respeitável casa dos cinquenta e já ter visto todos os "obrigatórios" para ter o o grande amor que tens ao cinema alvy, e essa devoção le-se em cada post do yada, bem como do deuxieme.

parabens pelo contributo no deuxieme, no yada e na vindoura (e aguardada com pulinhos de alegria) premiere.

p.s.: acho que, pelo menos desde o post relativo ao filme do dragon ball e do significado da serie para ti, deu para perceber a tua idade aproximada, nem por isso o yada teve menos cliques :)

Anónimo disse...

Eu era um leitor assíduo da Premiere e continarei a sê-lo, mas...

...muito sinceramente, se o ressurgimento da Premiere implica o Yada deixar de ter a vivacidade que tinha, preferia que não voltasse a revista. Dava-me muito mais prazer aparecer aqui neste cantinho constantemente actualizado, que ler a formalidade mensal impressa da Premiere!

Mas muito boa sorte na mesma

Rita Pereira Trindade disse...

Já me tinha constado que o regresso da Premiere estava para breve.
O meu coração transborda de felicidade.

Beijinhos e bom trabalho a todos na Premiere!

meldevespas disse...

Parabéns pelo retorno da Premiere e que tudo corra muito muito bem.
Em relação à teoria "fedelho a cheirar a fraldas", e tal....um bocadinho de modéstia também não ficava mal, ó Menino Alvy!!!!
Fora de brincadeiras, é a ~maneira apaixonada como falas de cinema muito mais que os teus conhecimentos sobre o dito, que atraem os leitores...e esta minha teoria (sim, eu tb tenho teorias) vale pra (quase) tudo nesta vida, como irás verificar à medida que a barba enrijecer e grisalhar.
Cumprimentos e vamos lá espreitar então o Deuxieme

Anónimo disse...

Eu sabia, eu sabia que a única revista de cinema de Portugal não podia ter acabado daquela maneira. Parabéns a todos os que lutaram por este regresso tão esperado. Parabéns, Alvy, também pelo seu regresso. E obrigada por, durante este ano, nos ter posto a par das notícias de cinema e ocupar o lugar que a PREMIERE deixou vazio. Estou tão contente, que nem dá para acreditar.

Felicidades a todos.

João Bizarro disse...

Grande Alvy, és o maior pá!

Felicidades para o regresso da "nossa" Premiere!

Peter Gunn disse...

Welcome back Alvy :)

Welcome back Premiere!!!

Today is a great day for dreaming!

And now the dream come true... :D

Anónimo disse...

Alvy Singer gostaria de levantar uma pequena questão à qual não sei se me poderás responder. De qualquer forma, aqui vai: reparei que nesta nova edição da Premiere, não consta na equipa o nome do Rui Pedro Tendinha. Como o tenho como um dos melhores críticos de cinema em Portugal, gostaria de saber se ele não faz parte mesmo do projecto ou é uma situação pontual e ainda vamos poder ler as suas criticas? Um abraço e bom trabalho!

Peter Gunn disse...

Morreu...

Alvy Singer disse...

Não, Peter Gunn. Em reanimação. O frenesim cinéfilo passou para outro lado, mas este voltará à vida, brevemente, de uma forma mais serena.

Peter Gunn disse...

Ah :)

Isso são boas noticias então ;)

Entretanto já descobri que voltaste em força ao Deuxieme por isso vou vendo o que se passa por lá =)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Mas uma resposta era mesmo altamente...

Marcos disse...

Olá Bruno,

Sou leitor do yada yada yada e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o yada yada yada.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele na seção "LA-DI-DA" do yada yada yada.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,
Marcos

Anónimo disse...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
Bourffluili

Anónimo disse...

I saѵоur, lеаd to I found exactlу ωhat І
uѕed to be hаѵing a loοk foг.
Yοu've ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

Look at my web page: click the up coming site

Anónimo disse...

Make poѕitіve youг аb belts have а diѕtinctive toning system.


Fеel fгee to surf to mу blog pοst .
.. Flex Belt

Anónimo disse...

An impressive share! I have јust forωardеd this onto a cοworker whо
ωaѕ doing a little research on this. Αnd he actuallу ordereԁ me
lunch bеcause I stumblеd uрon it for him.
.. lol. So allow me to гewоrd this..
.. Thank YOU for the mеаl!! But yeah, thаnkѕ fοr spending time
to dіscuss this issue here οn your web ρаge.


Mу web blog; gcsepastpapers.co.uk

Anónimo disse...

I was recommеnded this blog by my couѕin.
I'm not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You are amazing! Thanks!

Here is my web page :: simply click the following webpage

Anónimo disse...

[url=http://bjhongxiu.net/forum.php?mod=viewthread&tid=68473]hermes bags uk online[/url] accepted lenders use Hairlocs, nice program plans and thus Hairdreams. we have got beneficial plans MultiStrand, potentially very good measures Air difficulty hair extension cables available as ny hair salon. Patricia's identified hair extension cords beauty store is really a real hair that particular centers definitive on. Patricia's mind extension cords beauty parlor is a recognized new york city. any of us furthermore practice tiny relate flowing hair exts, smooth a lock extensions, Real blow exts.


[url=http://28okey.5.100new.net/forum.php?mod=viewthread&tid=1226431]bags online usa[/url] but what i remember a number of used to be which the retirement age pastor - Pastor Nicholas - exclaimed. he explained.


[url=http://www.mnwww.com/bbs/forum.php?mod=viewthread&tid=433945]italian leather bags[/url] one we recommend includes inserted in EPOS functions is incredible connect on line. this specific online on the web on the web connectivity offers shows started out several ways to produce sales business ventures in order to their selling launch and products their creative to potential consumers. around the web new customers will often recommend his / her things, give you sales with acquisitions which will be ready-made with great speed, require the particular of offerings and file or buy products from the internet. this glorious facet special offers retail industry enterprises an outstanding opportunity to purchase a competitive edge within their clients over increasing their business in this a little time of economic crisis and competitive rivalry.

Anónimo disse...

Many of the miners were packing up to head home to their families. The moment was serene. I was happy to have seen the mines of Potosi, and seeing them once was certainly enough for me.. Riverworld begins when all of humanity, from the time of the first homo sapiens through to the early 21st century, is simultaneously resurrected along the banks of the river. Everyone awakens in a body equivalent to that of their twentyfive year old selves, except in perfect health and free of any previous genetic or acquired defects. Lesser known, but by considered by some to be better than Riverworld is Farmer World of Tiers series.
It may also mean the Hawks are buyers at the deadline, moving one of many other pending free agents (only five players are under contract for 201314) to add pieces to [url=http://www.paulsmithcity.com/]ポールスミスバッグ[/url] ポールスミス 財布 http://www.paulsmithcity.com/ win right now. It makes the Hawks a decent bet to [url=http://www.paulsmithsunny.com/]ポールスミス通販[/url] 2511;ス(Paul Smith) http://www.paulsmithsunny.com/ be Smith's team come Friday. Possibility: [url=http://www.paulsmithland.com/]ポールスミス 財布[/url] ポールスミス バッグ http://www.paulsmithland.com/ 30%..