14 de abril de 2008

Qual é o Filme?

Começar o primeiro post no Yada Yada Yada com um simples La-di-da, seria menos que original. Mais do que esperada, seria uma entrada demasiado receosa e, já basta os nervos com que estou. Pronto, acabei de meter o pé na poça. Já disse que estou nervosa. Chiça. Tinha prometido ao Alvy que isto não ia acontecer. Espero que ele não se aborreça. Apesar de estar com vontade de contribuir, e muito, para este novo espaço, confesso estar um bocado ansiosa. Ele disse-me para não estar. Para começar com posts simples, que, daqui por umas semanas, sem me aperceber, já seria capaz de entrar por aqui adentro a mandar vir com o final de Citizen Kane (Orson Welles, 1941), se fosse preciso. Coisa que não é, porque adoro o final de Citizen Kane. Só para ficarmos esclarecidos. Era mais para dar uma ideia do ganho de confiança. Alguém que diz mal do final de Citizen Kane, quase que não precisa de pára-quedas. Pára no ar.

Com o tempo, essa segurança deverá mesmo surgir. Hoje, gostaria de iniciar a minha colaboração neste espaço, seguindo uma recomendação do Alvy. Nada demasiado complexo. Um desafio, à imagem de outros simples que ele efectuou no Deuxieme. Revelando alguns dos meus filmes de eleição, a ideia passa por descobrir quais os três filmes em questão. Aí estão eles.

Este foi o primeiro filme realizado por uma mulher a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de dólares, nas bilheteiras norte-americanas. Neste filme entra um actor que, nessa mesma década, tinha participado no remake de um filme dos anos 30. O argumento deste remake agradou tanto ao realizador convidado, que este desistiu imediatamente da ideia de filmar Flashdance (1983). Neste remake entra também a actriz que, nessa mesma década, viria a protagonizar um filme que esteve destinado a Madonna. Por esse filme, a actriz ganharia uma nomeação para os Oscares.

De facto, isto assim não custa nada.

4 comentários:

João Bizarro disse...

O Big da Penny Marshall.
Brian de Palma desistiu do Flashdance para realizar Scarface que contava com Robert Loggia que também entrava no Big.
A actriz é a Michelle Pfifer que entra no Scarface e nos Fabulosos Irmãos Baker, papel inicialmente destinado à Madonna.

Annie Hall disse...

Tudo certo, João. É mesmo isso.

Arte Revisitada disse...

Bem, o nome do filme já foi adivinhado... Só me resta dar o voto de confiança: Annie, põe de lado esses nervos, começaste muito bem. Continua assim. É caso para dizer La-di-Da.

Pedro Xavier

Annie Hall disse...

Um passo de cada vez. Obrigada, Pedro.