30 de maio de 2008

12 - The Reader.

Este é daqueles que tem tudo para ser dos mais antecipados do ano. Pelo menos, no que aos prémios da Academia diz respeito. À primeira vista, tudo parece preencher os requisitos padronizados ao longo dos tempos. Um realizador conceituado – Stephen Daldry (Billy Elliot, As Horas) –, um elenco respeitável – Kate Winslet, Ralph Fiennes, Alexandra Maria Lara, e Bruno Ganz –, e um romance aclamado como base – The Reader, de Bernard Schlink, a primeira obra alemã a atingir o número um no top de vendas do New York Times.

Sobre o filme, para já, pouco se sabe. Tirando o plot, e algumas fotografias de rodagem. Sem poster nem trailer, até porque as filmagens deverão ainda decorrer até finais de Junho, continuamos a olhar para o livro como a verdadeira razão para esta curiosidade. Este conta-nos uma longa história de amor, passada na Alemanha contemporânea, onde um homem recupera as memórias do seu primeiro e secreto romance, que nasce nas cinzas do final da Guerra, com uma mulher mais velha. Ao mesmo tempo, esta é uma obra que acaba por tratar das relações que as gerações pós-guerra mantêm com o Holocausto.

Verdade seja dita, se o filme corresponder às expectativas, ficaremos também com curiosidade de saber se é desta que Winslet (que substituiu uma grávida Nicole Kidman) adicionará uma vitória à já longa lista de nomeações aos Oscares. É que ainda há outro título de peso para a actriz, este ano. Mas, por agora, foquemo-nos em The Reader. Apesar de já terem surgido alguns rumores de que a data de estreia poderia passar para 2009, nas agendas continua assinalada a de 12 de Dezembro. Época alta.

Sem comentários: