11 de maio de 2008

22 - Brothers.

Com este título, entramos nos verdadeiros candidatos aos Oscares deste ano. É certo que Synecdoche, New York e Happy-Go-Lucky já se perfilam como fortes hipóteses, assim como Defiance e Appaloosa, embora, nos primeiros, seja o argumento a suscitar mais curiosidade enquanto, nos últimos, é mais pelas interpretações. Se quisermos, com Brothers, abordamos o primeiro filme desta lista em que é tudo junto, com queijo e presunto. Sem qualquer distinção, todos os elementos presentes nesta obra levam-nos a esperar o melhor.

Remake do filme do mesmo nome de Susanne Bier, realizado em 2004, Brothers conta a história de dois irmãos separados pela guerra do Afeganistão. Tobey Maguire, recuperando o papel que foi de Ulrich Thompson, é o irmão responsável, com uma carreira militar de sucesso, que parte para a guerra. Jake Gyllenhaal, é o inconsciente irmão mais novo que gosta de viver nos limites, e que fica na terra natal, assim como a mulher de Maguire, interpretada por Natalie Portman. Quando o irmão soldado desaparece em batalha, a suposição de que este terá morrido conduz a uma alteração das relações daqueles que ficaram para trás.

Com Jim Sheridan, no comando das operações, este parece ser o projecto de afirmação definitiva para o trio de protagonistas. Um drama intenso, em cenário de guerra, óptimo para um actores brilhar e a Academia premiar. É verdade que Jake Gyllenhaal já terá provavelmente concluído a sua transição, no entanto, Natalie Portman e, sobretudo, Tobey Maguire procuram ainda obter um outro tipo de reconhecimento. Para Portman, nenhum ano na sua carreira foi tão proveitoso quanto 2004, com a chegada de Garden State e Closer. No caso de Maguire, apesar de As Regras da Casa (1999), Seabiscuit (2003) e Wonder Boys (2000), ainda não o vimos agarrar um personagem pelos cor… com o coração de um grande actor. Talvez o argumento de David Bienoff (A Ùltima Hora) potencie as suas capacidades. Nos Estados Unidos, a estreia está prevista para 04 de Dezembro. Aquela altura do ano em que até um filme com o título Peúgas Encardidas – Viagem ao Cesto da Roupa Suja 3D é um sério candidato aos Oscares.

Sem comentários: