A exemplo de tantos outros dias, há coisa de duas semanas, sentei-me em frente do televisor para regalar os olhos com mais um delicioso episódio de House. Maravilhas da medicina, diagnósticos mirabolantes, mistérios resolvidos à la Sherlock Holmes, os pacientes são todos uns mentirosos, por aí fora. Tudo seguia o seu rumo normal. Aliás, tudo seguiu. No entanto, a meio de Frozen, o décimo primeiro episódio da quarta temporada, House pede a uma paciente que se dispa, de modo a que ele possa examinar o corpo. Ela está no Poló Sul. Ele, em Princeton. Uma webcam permite a ligação. Assim que ela começa a despir-se, House liga a aparelhagem que se encontra ao lado do computador. A faixa do Cd que se ouve, Let’s Get It On.
Apesar de já ter ouvido, por diversas vezes, quer em filmes, quer em séries, este portento de Marvin Gaye, nunca me tinha dado ao trabalho de investigar em quantas obras é que se recorreu à melodia sedutora de Let´s Get It On. Porque o post ficaria demasiado longo, e o espaço arrenda-se, deixamos aqui apenas um lamiré.
House (Tv)
A Glória dos Campeões (2007)
Crank (2006)
Tudo o Que Sonhei (2006)
Jogos de Infidelidade (2005)
O Novo Diário de Bridget Jones (2004)
Mr. 3000 (2004)
O Rei do Bairro (Tv)
Alguém Tem de Ceder (2003)
Os Sopranos (Tv)
Scrubs (Tv)
High Fidelity (2000)
Um Caso a Três (1999)
Into the Night (1985)
E, mais haverá certamente. Sobretudo, mais antigos. Para todos os gostos e feitios. Não importa qual é o projecto. Se o mote é despir, e get to down to business, a música Let´s Get It On consegue isso mesmo. Esta parece ser a preferida de dezenas de produtores, centenas de realizadores, milhares de argumentistas, e milhões de famílias. Contudo, não tem de ser assim. E, daí este post. O repto lançado hoje como que penetra na libido de cada um de nós. Uma primeira parte deste desafio passa pela imaginação. Quais argumentistas/realizadores deveremos idealizar uma cena em que o objectivo seja passar à acção (não será necessário descrever a cena, isto é apenas para ajudar na segunda parte). Com os actores que quisermos, os meios que quisermos, tudo. Mais romântica, ou menos. Os limites vão desde The Brown Bunny (Vincent Gallo, 2003) a Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959). Agora, com a liberdade criativa concedida, que música melhor criaria o ambiente tentador para o momento em questão? Atracção, provocação e encanto. Que música, no lugar de Let’s Get it On, seria a mais indicada? Dando o pontapé de saída, também de Marvin Gaye, mas por Ben Harper, porque é mais malandra, Sexual Healing.
11 comentários:
Um quarto escuro, apenas um clarão vindo da janela. O amanhecer.
Ela (Keira Knightley) entra.
Observa vagarosamente a guitarra no chão, as gavetas da cómoda e as portas do guarda fatos abertos. Roupas espalhadas pelo chão.Pontas de cigarro. Papéis. O cachimbo que trouxeram do Oriente.
Até que o seu olhar se detêm nele.
Ele (Heath Leadger) está espalhado no cadeirão. A cabeça para trás.
Sabe que está a ser observado. Não se importa.
Leva o cigarro á boca. Solta mais uma nuvem de fumo para o ar.
Longo silêncio.
Grande plano dela.
-Tu fizeste-o mesmo não foi? Nunca pensei que fosses capaz! - diz Ela enquanto uma lágrima rola pela sua face.
-Claro que sabias que eu seria capaz!...
-Não!
-E sabes que o fiz por ti...
Ele levanta-se e olha para ela diabolicamente.
-E tu querias que eu o fizesse!
-Não!
Continua com o olhar maquiavélico enquanto se dirige para Ela.
( começa aqui a tocar a Need you Tonight dos INXS)
Ela tem um breve recuo, não suficiente para Lhe escapar.
Ela não quer escapar. Ele coloca-se atrás dela, da mesma forma que um bailarino numa actuação. Agarra-Lhe bruscamente os braços. Aperta-A contra si. Cheira-Lhe o cabelo. Procura o ouvido e segreda-lhe:
-Preciso de ti esta noite.
Ela vira-se subitamente, como que para recusar. Mas ao invés disso beija-o freneticamente.
-Seremos amaldiçoados pelo Mundo inteiro. -diz Ela no seu ombro, com um olhar triste e conformado ao mesmo tempo.
Estava completamente entregue a Ele.
Isso é que é um enquadramento completo, Jukxs.
Alvy, depois de muito pensar, When We Dance, de Sting.
black velvet, de alannah myles
é sensual e não está tão banalizada quanto let's get it on.
so pode ser o private dancer de tina turner,e o resto.....
p.s. alvy finalmente vi hoje o annie hall, enfim, no words...
Is This Love, Bob Marley.
Pensei que fosse para descrever a cena...
Aquele aparte entre parêntesis foi escrito depois não foi?
Ou então não reparei. Eram seis da manhã...
De qualquer forma pensei que fosse para inserir a musica num contexto cinematográfico. Os actores, as suas faces, as suas vozes, o cenário etc.
Tudo completado pela musica que segundo o mote dado, serviria para criar um ambiente erótico-romântico. A Need you Tonight dos INXS, no meu ponto de vista, exprime uma tensão sexual óbvia. Tentei criar uma cena que abordasse esse aspecto.
Se calhar não era esse o objectivo do desafio, mas penso que é uma ideia interessante para desafios futuros.
Cumprimentos
The Night - Morphine
Justify My Love, Madonna
(completamente fora de contexto mas..)
à la Sherlock Holmes fez-me lembrar que o senhor alvy devia fazer aqui um post a falar da famosa serie das aventuras de sherlock holmes, e outras, com jeremy brett a interpretar o excelente inspector sherlock holmes!
agora que ando viciada, acho que era bastante interessante*
Apesar de ser mais banal...
"Stay (Far away so close)", U2...
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