28 de junho de 2008

E as finalistas são...

Este ano não foi possível empregar a mesma dedicação às séries televisivas. Com a greve dos argumentistas pelo meio, perdeu-se um bocado o fio à meada e, qual bola de neve, o interesse por alguns programas foi-se esmorecendo. No entanto, isto é algo que não pode continuar por muito mais tempo. Situação insustentável mesmo. Na verdade, esperamos já ter todas as aulas em dia, assim que as próximas temporadas começarem. Agora, por uma questão de prioridades, é preciso saber quais é que regressam em Outubro, e quais é que apenas voltam ao pequeno ecrã em 2009. Saudades do tempo em que isto vinha tudo de enxurrada.

Posto isto, vamos ao que realmente interessa, a lista das dez finalistas nas categorias de melhor série dramática e de comédia, bem como o episódio que foi enviado como screener para os apreciadores. A única conclusão a que podemos chegar, por enquanto, é que ainda não há grandes conclusões a tirar. Para já, estes são os candidatos à estatueta:

Top 10 – Séries de Drama

Boston Legal (”The Court Supreme”)
Damages (Pilot)
Dexter (”The Dark Defender”)
Friday Night Lights (”Leave No One Behind”)
Grey’s Anatomy (”Freedom, Parts 1 and 2″)
House (”Frozen”)
Lost (”The Constant”)
Mad Men (“Smoke Gets in Your Eyes”)
The Tudors (#205)
The Wire (“30″)

Top 10 – Séries de Comédia

Curb Your Enthusiasm (”The Bat Mitzvah”)
Entourage (”The Day F***ers”)
Family Guy (”Padre de Famila”)
Flight of the Conchords (”Sally Returns”)
The Office
Pushing Daisies (”Pie-lette”)
30 Rock (”Cooter”)
Two and a Half Men (”Rough Night in Hump Junction”)
Ugly Betty (”Something Wicked This Way Comes”)
Weeds (”Go”)

No entanto, vejamos o que tem a dizer sobre isto quem percebe mais de séries de televisão de olhos fechados, do que Alvy Singer de olhos bem abertos. Diz ZB, na sua nova casa toda catita – uma sentida vénia a este espectacular trabalho –, que “Pela negativa, Battlestar Galactica voltou a ser ignorada e Breaking Bad, Big Love e In Treatment ficaram de fora da corrida”. Do lado bom, “a surpresa é mesmo a integração na lista de The Wire”. Já na categoria de Comédia “surpresa pela negativa para as ausências de Californication, Desperate Housewives e My Name is Earl. Pela positiva, a presença de Flight of the Conchords e Family Guy, que concorre pela primeira vez na categoria”. Neste tema, ZB está sempre em cima do acontecimento. Por essa razão, num ano em que a atenção às séries de televisão atingiu níveis mínimos, estas reflexões são tidas ainda em maior consideração. Contudo, apesar das polémicas que todos os anos circundam The Wire e Battlestar Galactica, devo admitir que até hoje ainda não vi um único episódio de ambos. Por outro lado, Family Guy é daquelas em que não perco um. E, à sexta série, podemos dizer que esta nomeação, mais do que pecar por tardia, é injusta para com as temporadas anteriores, claramente superiores. Quanto a Pushing Daisies e Flight of the Conchords, duas que também ainda não me passaram pelas mãos, a vontade de pegar nelas agora é ainda maior. O maior regozijo mesmo, é o de ver ali Mad Men e The Office. A lista definitiva dos nomeados será conhecida no próximo dia 17 de Julho.

1 comentário:

Anónimo disse...

A única questão que me vem à cabeça é - como é possível How I Met Your Mother não entrar nessa lista?!?!