25 de junho de 2008

Principio, meio e fim.

Hoje iniciei uma discussão deveras interessante com o meu botão de cima – aquele que, já dizia o outro, pode arruinar qualquer camisa. A coisa aqueceu de tal maneira, que o botão do meio achou por bem intervir. Cada um com a sua opinião, ainda não chegámos a um consenso. Por este andar, o melhor é ir dormir e amanhã logo se vê. No entanto, achámos por bem partilhar o nosso dilema. Cenário: Estamos em casa e preparamo-nos para ver um filme, que nunca vimos, e que já vem anunciado na programação há uma semana. Este é daqueles tão bons, que nem acreditamos que o primeiro visionamento será através da televisão. Com a excitação, nem o pomos a gravar. São nove da noite. O filme tem duas horas. Se, durante esses 120 minutos, existisse um corte de electricidade de 10 minutos, em que altura do filme é que ficariam, vamos lá, mais maçados? No inicio, das 21 às 21:10? A meio, das 21:55 às 22:05? Ou, no final, das 22:50 às 23? Se existir uma justificação, melhor ainda. Alguém que faça ver aos botões que é no início.

9 comentários:

Anónimo disse...

Bem Alvy devo dizer que os meus botões pendem para o fim, porque ora vejamos pela lógica dos botões, se perdemos os primeiros 10minutos mas conseguirmos assistir ao resto do filme tiramos umas pelas outras e conseguimos chegar a um raiocinio lógico que nos permitirá perceber toda a história, a interrupção do meio seria a menos grave das três também pelas mesmas razões da interrupção do principio, mas agora perder os últimos 10 minutos de filme, quer dizer se não estivermos a contar com os créditos finais que duram 10 minutos, mas como esses nunca passam na televisão são sempre cortados, penso eu para mim e para os meus botões "ora me esta, estive eu quase duas horas a ver o filme que tanto me entusiasmou e agora não sei o final!!! Está mal!" Seria a mesma coisa de nos últimos instantes de Beleza Americana (que eu vi pela primeira vez na televisão e tive a reacção do "não acredito!") fecharmos os olhos e nunca virmos a perceber quem matou quem. Mas isto sou eu.

Margarida Carlos

abc disse...

hm, acho que depende muito do filme.
talvez por norma seja pior perder os dez minutos finais de um filme, mas então e aqueles cujo "final" está no principio ou no fim? há muitos filmes em que, se perdermos dez minutos a meiok, o final não faz lá muito sentido..
não consigo responder a esta pergunta, mas, olhando ao típico filme de sic/tvi, diria o final.

alvy, o teu botão de cima já se convenceu de que perder o principio é pior? :)

brain-mixer disse...

Eu alugaria o DVD... Sempre evitava essas complicações (e publicidades, e rodapés, e censuras, e cortes de genérico final, e estrelinhas no canto superior direito indicando uma ESTREIA, e o aspect ratio sempre achincalhado...)

Tanto para o mais que se o filme for mesmo bom, posso voltar a vê-lo ;)

Anónimo disse...

No final, sem dúvida alguma. Aquele remoer por dentro, para saber como é que o filme acaba, é das coisas mais terriveis que há. Nunca tive uma experiência assim, tão perto do final, mas já comecei a ver filmes de que estava a gostar, e que deixei a meio por estarem a passar na televisão e não os ter posto a gravar... Fico à espera da explicação de porquê o início, Alvy.

João Bizarro disse...

O melhor mesmo é comprar o DVD.

Anónimo disse...

é uma pergunta difícil... pk à primeira vista tb diria o fim, pois é muito frustrante não saber como a história termina, mas por outro lado eu sou um bocado paranóica com o início dos filmes e se perco os primeiros minutos (mesmo que seja menos do que 10) é provável que passe o resto do filme a consumir-me de angústia.

o melhor mesmo é ver em dvd... ou fazer figas para que a tv volte a passar (acontece-me várias xs ver o princípio de um filme num canal para depois finalmente ver o resto noutro canal uns tempos depois)

MC disse...

A pior das situações seria, sem dúvida, no final... Em princípio preferia perder os 10 minutos intermédios. Fazendo a interpolação entre o que se viu antes e o que se irá ver a seguir deverá, na generalidade dos filmes, ser relativamente fácil de adivinhar o que aconteceu de relevante naqueles 10 minutos. Claro que há excepções...

Já agora, vão ao meu blogue (http://www.cinema-e-futebol.blogspot.com/) e continuem a ajudar a eleger os melhores actores e actrizes... Obrigado!

Anónimo disse...

Devo dizer que, neste tipo de coisas sou bastante radical. Se perco os primeiros 10 minutos, é quase certo que já não vejo o resto do filme porque não consigo deixar de sentir que perdi alguma coisa e a história não vai ter o mesmo significado. Se perco os últimos 10 minutos, é algo tão frustante, que o que geralmente acontece é eu ir logo no dia a seguir alugar o dvd. Talvez os 10 minutos a meio seja o menos gravoso, mas fico na mesma com a a sensação que depois não percebo o filme.

mariahep disse...

seja em qual parte for eu já nao via o filme, paciencia...