28 de julho de 2008

Não há quatro sem cinco.

Um filme apenas pode ter alterado todo um estado de espírito partilhado por uma legião de fãs e, esta noite, a entrevista de George Lucas à Times Online poderá não ser recebidas com a mesma euforia com que se reagiu à boa nova de um quarto filme Indiana Jones. Em abono da verdade, Lucas também não diz preto no branco que virá aí um Indy 5. No entanto, deixa no ar uma forte suspeita. E, sabendo nós o que a casa gasta, fumo sem fogo é coisa que não há muito para os lados de Lucas e Spielberg. Com O Reino da Caveira de Cristal a facturar mais de 750 milhões de dólares em todo o mundo, Lucas deixa à sua imaginação a concretização de um eventual quinto filme. Se surgir uma ideia, temos filme. Se não surgir, é menos provável. Agora, curiosa mesmo, é a confissão da tensão que existe entre Lucas e Spielberg, com o primeiro a dizer que puxa a saga para o futuro, enquanto o último procura naus recuperar elementos dos primeiros filmes. Mas, isto é apenas a vontade no que respeita ao sentido do filme. Porque, vontade de fazê-lo, têm ambos.

Really, with the last one, Steven wasn’t that enthusiastic. I was trying to persuade him. But now Steve is more amenable to doing another one. Yet we still have the issues about the direction we’d like to take. I’m in the future; Steven’s in the past. He’s trying to drag it back to the way they were, I’m trying to push it to a whole different place. So, still we have a sort of tension. This recent one came out of that”.

Com as declarações de Lucas ficamos também a saber as reais dificuldades na actual produção de um Indiana Jones.

Indiana Jones only becomes complicated when you have another two people saying ‘I want it this way’ and ‘I want it that way’, whereas, when I first did Jones, I just said, ‘We’ll do it this way’ — and that was much easier. But now I have to accommodate everybody, because they are all big, successful guys, too, so it’s a little hard on a practical level”.

Apesar de pertencer àqueles que gostam da ideia de um quinto filme, sobre este último pensamento de Lucas só me ocorre uma palavra. Bullshit.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem,eu sou daqueles que simplesmente adorou "A Caveira de Cristal".É curioso,Alvy,aquilo que tu disseste no tópico do último "Batman"(que ainda não vi nem vou ver ao Cinema dado não ter gostado quase nada do outro)senti eu ao ver este Indiana Jones.Ao acabar de visioná-lo desejei ardentemente mais filmes de Indiana Jones.Por isso,estou verdadeiramente encantado com a entrevista de Lucas!!!.Mas se não houver mais,também não tenho problema porque este além de estar ao nivel dos outros todos esteve, muito perto de me preencher totalmente.O filme é,mesmo assim, uma Obra Prima absoluta.Só muito pessoalmente é que encontro defeitos.Achei este filme um hino definitivo ao Cinema de aventuras.