9 de agosto de 2008

Aquele que não entrou por um triz.

Photobucket

A maior espinha atravessada na lista dos trinta filmes mais aguardados para 2008 será, muito provavelmente, a não inclusão de Nick and Norah’s Infinite Playlist. Foram dias de angústia. Uma luta titânica entre Cold Souls, Fireflies in the Garden e Crossing Over. O grande enigma das escolhas sempre residiu na problemática Quem deixar de fora? A mesma pergunta que nos colocávamos quando elegíamos as equipas para jogar futebol, com dez anos. Hoje, não podemos voltar atrás. Verdade seja dita, também não sabemos se queremos. Aquilo que queremos de certeza é ver este título, e que não falte muito para tal.

O plot do filme realizado por Peter Sollett, baseado na obra de Rachel Cohn e David Levithan, não tem muito que saber. Nick (Michael Cera), é um adolescente a recuperar lentamente de uma relação fracassada. Norah (Kat Dennings), também já conheceu melhores dias. Perdão, noites. E, numa em particular, em que os planos estavam a sair mesmo furados, os dois alinham na estupenda ideia de fingir que são namorados. Sob o luar de Manhattan, este é o primeiro passo ideal para uma noite de descobertas.

O primeiro trailer de Nick and Norah’s Infinite Playlist veio apenas confirmar expectativas, aguçar o apetite, e mostrar exactamente aquilo que se esperava. Até agora, o filme tem seguido todas as etapas previstas. Incluindo esta de transmitir a ideia de estarmos perante uma obra igual a tantas outras. Visitando alguns espaços espalhados por essa Internet fora, é possível constatar que estas primeiras imagens têm deixado muito boa gente desiludida, e alguns cinéfilos realmente apoquentados. Isto porque o filme parece uma cópia de outros tantos. Ou porque o carro amarelo de perfil é tirado de Little Miss Sunshine, ou porque os nomes escritos à mão são o estilo de Juno, ou porque se passa tudo numa noite, e essa é a mística de Before Sunrise. Temos para nós que esta ilusão, de uma obra igual a tantas outras, não passa de um magnífico puxar do tapete. Se um filme é bom, melhor do que não ter qualquer expectativa, é achar mesmo que não vamos gostar. Por mais estranho que isto possa parecer, faz sentido.

2 comentários:

claudiagameiro disse...

Alvy, sabes de alguma informação se o filme The Fall vai estrear por estes lados e quando?

Alvy Singer disse...

Cláudia, a estreia de The Fall ainda não aparece nos planos de qualquer distribuidora. Estou aqui a ver o calendário até final do ano e, para já, nada. Cultivemos a paciência, e continuemos à espera. Cientes de que, para um título destes, o chegar às salas já será uma vitória.